É sempre importante um intervalo entre dois tempos

 

Entretempo é considerado um intervalo de tempo, um tipo de meio tempo ou até mesmo um tempo intermediário entre momentos diversos e antagônicos. Um entretempo é um tipo de pausa necessária para reorganizar o que existiu e o que virá em possibilidades de existência. Ninguém deveria pular de um tempo para outro sem viver o seu tão necessário entretempo.

A permissão para viver um entretempo passa pela consciência que é necessário assentar os sentimentos e pensamentos quando vivemos algo muito impactante em nossa existência. A vida interior não possui o mesmo ritmo do corpo que, ao se limitar no tempo e no espaço, se torna presente naquele momento. Contudo, as emoções e os pensamentos precisam do entretempo para respirar e então se recolocar diante das mudanças e alterações repentinas.

A vivência de um entretempo é uma solitude, uma forma de reconhecer o próprio solo em que a vida é percebida e sentida na experiência vivida, nas bagagens recebidas e nas crenças carregadas. Num entretempo, abrimos o quarto de despejo do nosso interior para rever a vida inteira e se vê enquanto se revê.

No avesso dos ponteiros, que é um entretempo, o olhar se volta para dentro, sem distrações, para ouvir a própria voz em diversas voltagens dentro de nós. Até encontrarmos a sua inteireza, esse processo é perpassado por sussurros, gritos, lamentos, ausência e engasgos. Pausar os tempos que foram e o que vem de dentro de nós é experimentar a vida num intervalo fundante para seguir. É tempo de entretempos interiores.

Boa semana!