Por Milene Costa

Toda quarentena envolve uma mistura de sentimentos

 

Um período descrito por 40 dias, literalmente, é denominado como quarentena. Simbolicamente, representa um tempo com limites, fronteiras fechadas, privações, reclusão por alguns dias, situação limite para alguns, mudança de hábitos para outros e mudança na zona de conforto de todos. Durante a quarentena, seja literal ou simbólica, encontramos um tempo diferente diante de algo maior do que nós.

Estamos simbolicamente vivendo um tempo de quarentena. Isso significa que foram estabelecidas restrições, limites, privações a nossa liberdade de ir e vir. Diante de uma ameaça que envolve a todos, o pedido para que nossos espaços estejam restritos ao nosso lar, incomoda a muitos e altera a rotina de milhares. Mesmo assim, muitos sentimentos são percebidos durante esse tempo desconhecido para todos. Sentir não nos faz inferiores ou superiores, mas revela nossa vulnerabilidade quando somos colocados diante da nossa condição humana.

Um sentimento que aparece ao longo desses períodos é a irritabilidade e a falta de paciência com questões simples. Mas, quando estamos pressionados por algo que vai além de nós mesmos, cada um de nós responde de alguma forma. Porém, é comum encontrarmos um grau maior de nervosismo, irritabilidade e quase nenhuma paciência quando nossa zona de conforto é alterada nos convidando para viver aquele momento.

Outros sentimentos como a empatia, a solidariedade, a compaixão e o amor também são fluidos durante o tempo de quarentena. Quando percebemos que o medo não será maior que a vida, começamos a ajudar e disponibilizar o que podemos para que a mão invisível chegue aos corações reais. Assim, é comum viver a mistura e a confusão desses sentimentos, o que não podemos é negá-los dentro de nós. Está sensível demais ao ponto de expressar irritabilidade? Então, respire fundo e tente levar um dia de cada vez. Está sensível ao ponto de doar tudo que tem? Calma também, mudanças não significam o fim, é sempre o começo de um novo tempo. Respira!

 

 

Boa semana!