Por Milene Costa

Existem recuperações que só podem ser feitas por nós mesmos

 

Recuperar o que perdemos pelo caminho não significa voltar atrás e sim buscar o que era vital para nós. É possível que, diante da ordem “vida que segue”, deixemos o melhor pelas estradas da vida. Restaurar é colocar no presente o que era valor no passado de maneira atualizada e contextualizada. Uma leve mudança daquilo que fazia bem e que pode nos renovar. Algumas disposições interiores que precisam de recuperação podem ser assim descritas.

Recuperar a alegria que, muitas vezes, perdemos ao longo da nossa jornada nos ajuda a nos conectar com nós mesmos e com os nossos objetivos. A alegria caminha com a imaginação, com o sonho e com a liberdade sem as fronteiras do julgamento ou da avaliação censurante. Alegrar-se com a simples possibilidade de ser apenas exposição de criatividade. Perdemos a alegria ingênua de brincar com a vida quando deixamos de inventar histórias e criar novas possibilidades. Recuperar a alegria é aprender a brincar de viver, um tipo de celebração com o que a vida consentir.

O amor é sempre uma abertura que precisa de recuperação diária. Amar é acreditar, se entregar, se colocar a serviço do coração e não dos medos ou inseguranças. Quando sofremos as frustrações e decepções da convivência, pois nem todos e todas estão na mesma sintonia de disposição, nos fechamos para ser possibilidade de amor. É o amor que fertiliza nossa vida em força interior para continuar cultivando o que naquele momento não foi possível. Sim, o amor compreende o tempo que o fruto não foi visto. Recuperar a disposição para a amar é renovar a vitalidade de viver.

A paz é o elemento chave para a recuperação pessoal. Na paz, encontro a perspectiva que me eleva, mas ninguém pode me oferecer a paz. Eu preciso limpar a casa interior dos tormentos internos, dos buracos não preenchidos e das ausências desejadas. A paz é a celebração do que conseguimos ser dentro dos limites que tínhamos. É um aconchego pessoal, um carinho na alma e uma gentileza interior. Recuperar a paz é encontrar-se na inteireza e no sentimento de que vale a pena ser você. É tempo de nos recuperarmos.

 

 

Boa semana!