O que esperar de uma nova etapa da nossa vida?

O símbolos e ritos são necessários para o ser humano, uma vez que ele precisa de demarcações, significados e sentidos para estabelecer a vida diante da impetuosa existência que se mostra contraditória e imprevisível. Um dos símbolos que trazem sentido para a nossa vida é a contagem do tempo. O tempo medido é uma criação humana, pois ele em si não tem medida.

Na contagem do tempo – o nosso Chronos – marcamos a chegada de um ano novo. O que esperar desse novo ciclo? Dele não podemos esperar nada. Mas, de nós mesmos podemos estabelecer metas possíveis e viáveis para fazer do tempo algo que tenha sentido. Nossa atitude é muito responsável por aquilo que desejamos. Se almejamos paz, será necessário agir de forma pacífica.

Se o amor é relevante para nós, será essencial demonstrá-lo. Se aspiramos uma vida melhor, devemos fazer o que é imprescindível para que isso aconteça. É importante termos a consciência de que muitas coisas dependem de nós. Assim, não devemos atribuir à vida toda a responsabilidade do que devemos e podemos fazer.

O ano de 2019 depende muito de nós! Eu e você podemos ser mais. Podemos ser mais leves, mais alegres, mais crescidos, mais afetuosos. Podemos ser menos apegados, menos preconceituosos, menos briguentos, menos irritados. Podemos ser mais do que pensamos de nós mesmos.

 

Feliz Ano Novo!