maio 16, 2017 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

A consciência

A consciência é o lugar na qual encontramos a realidade sobre nós mesmos.

A consciência é o conhecimento ou a percepção que adquirimos sobre o nosso mundo interior, sobre nossos valores e sobre o discernimento do bem e do mal inseridos nas relações humanas. A consciência interior está relacionada aos parâmetros e às referências que construímos em nossos diversos ambientes. Sendo assim, não causa surpresa que em alguns de nós a consciência defina o certo e o errado dentro dos limites das construções pessoais, e não das comunitárias.

Achamos conveniente uma atitude, mesmo sendo ela uma ofensa ao outro, porque tendemos a interpretar tal comportamento diante da percepção que construímos sobre nossas próprias ações. É possível fazer o mal ao outro com a consciência de que estamos simplesmente fazendo algo que nos é de direito dentro dos limites da nossa compreensão. Daí a necessidade de expandirmos nossa percepção e nosso conhecimento para que nossa vida não seja apenas um atrofiamento ou mesmo um estado limitado e instintivo de existência.

Vivemos hoje a ausência de uma consciência comunitária. Cada um dentro do seu universo finito de aprendizado reproduz comportamentos e valores sem sequer buscar compreender melhor e expandir suas fronteiras no exercício do bem de forma mais ampla. Simplesmente emitimos julgamentos, praticamos atos que não possuem uma explicação coerente e agimos como que estivéssemos com a mente cauterizada. É a total incapacidade de utilizar a sensibilidade, ou mesmo a intuição, como freio moral e ético.

Uma mente cauterizada gera uma ideia contínua de que o que julgamos correto ou incorreto é sagrado, absoluto, único e incontestável. Um grande perigo, pois esse comportamento implica na ausência de uma consciência comunitária. O momento é oportuno para a expansão do conhecimento e da percepção, para que assim a vida possa ser coerente, qualitativa e, além de tudo, íntegra nas relações comunitárias.

Boa semana!

Your comment