abr 10, 2018 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

Contrariedades

As contrariedades revelam o que verdadeiramente seguimos.

Existir implica em vivenciar a dinâmica da ordem e da contrariedade. Todos gostamos da ordenação da vida, pois nos mantém no estado representativo de papéis e funções que estão em perfeita harmonia com a ordem. Por outro lado, quando aparece um infortúnio esses papéis e funções se desequilibram, revelando assim o que estava por trás dessas caracterizações.

Os contratempos são necessários para nos tirar dos condicionamentos que as ordenações nos classificam. Contudo, eles também nos revelam no que diz respeito ao que verdadeiramente seguimos como referência e bússola existenciais. É comum na formação humana os modelos de comportamentos e reações que aprendemos a copiar e reproduzir. Quando as contrariedades aparecem tendemos a repetir o que costumamos a vivenciar nos espaços relacionais.

O importante de toda contrariedade é a revelação que ela desvenda sobre nós. Cada reação diante de um desgosto é uma amostra dos modelos reativos que inspiraram nossa vida ou nos formaram na escola existencial. Se tivermos coragem para enxergar essa realidade, poderemos ajustar as referências e reproduções para superar os modelos conhecidos e porque não dizer evoluir nas formas de reação que não produzem transformação ou mudança. Tempo de superar referências e modelos que não ajudam diante das contrariedades.

Boa Semana!

Your comment