jan 10, 2018 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

É possível

Não existem impossibilidades, apenas paradigmas que precisam ser reavaliados.

Paradigma são exemplos que servem de modelo, um padrão determinado que deve ser seguido em situações. São orientações de um grupo que costumam estabelecer limites para que os indivíduos possam agir dentro daquele sistema. Na filosofia, um paradigma está relacionado com a epistemologia, ou seja, as formas que o conhecimento de algo é estabelecido, ou melhor, como se conhece algo, que modelos podemos observar ou ter, e que nos remete ao conhecimento de algo.

Se algo nos é entendido como impossível em determinada situação é porque dentro do estabelecimento de nossos paradigmas ou dos nossos modelos de conhecimento de algo, não há possibilidades conhecidas e não existentes. Então, se reavaliamos paradigmas, podemos fazer um processo de ampliação dos modelos que conhecemos, encontrando novos paradigmas que resultarão em possibilidades ainda não conhecidas.

Dessa forma, a vida nos convida a começar um tempo novo de abertura para as múltiplas possibilidades que existem para enfrentar uma determinada situação. Não existe apenas o modelo aprendido ou conhecido para resolver questões e, sim, uma imensa capacidade de conhecer a variedade de formas, padrões, modelos que podem ser vividos e usados para viver uma determinada situação. Nos limitamos muito quando seguimos apenas uma forma modelar de fazer as coisas ou reagir às situações conhecidas. A maioria segue paradigmas já conhecidos e estabelecidos. Modelos mentais limitantes que nos deixam na mesma condição da maioria das pessoas: acomodadas à incompetência de ser mais.

Não faça isso! Podemos descobrir que não existem impossíveis, apenas paradigmas que precisam ser alterados, modificados, transformados. Abrangência é o tema desse ano que começa. Abrir espaço e ampliar os modelos e padrões diversos e múltiplos que existem para que a nossa vida seja mais aprimorada, saudável, harmônica e bem vivida. Não resista a quebra de paradigma, pois é ampliando limites e não estreitando-os que a vida se torna abrigo para o ser das possibilidades.

2018 das abrangências.

Your comment