nov 20, 2017 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

Entre ganhos e perdas

Entre ganhos e perdas a vida se constrói e nos mostra caminhos a seguir.

Viver é uma forma de dinamismo na qual é necessário aprender a ter equilíbrio nas mais diversas situações. O dinamismo da vida é a sua arte de nos ensinar a ganhar e perder. A mentalidade de passar pela vida esperando somente ganhos impossibilita a conquista do equilíbrio.

Mas, o que se pode entender por ganhos e perdas na vida? É importante perceber que, na vida, ganhos e perdas não estão relacionados aos bens materiais que passam e que se desgastam com o tempo. A vida se preocupa com aquilo que permanece e com o que pode ser construído visando o equilíbrio interior. É claro que ganhar e perder coisas pode levar o ser humano a repensar seus valores. No entanto, o importante não é o bem que está sendo ganho ou perdido, mas sim a relação que estabelecemos com esse material.

Ganhar na vida é construir ligações permanentes. E este pacto permanente passa por diversas conexões: a conexão comigo mesmo, o autoconhecimento, a descoberta de quem eu sou, de minhas limitações, minhas coragens, medos, alegrias, etc. A conexão com o outro, na compreensão e relação de que existe diante de mim um universo de possibilidades. O outro é a maior fonte de descoberta sobre nós mesmos. E a conexão espiritual que permite viver a vida com sentido e significado para além de uma materialidade fria e limitada. Só ganhamos, realmente, quando nos conectamos com profundidade.

Perder na vida é permitir os desligamentos na alma. Todos nós, como seres humanos, produzimos diversos tipos de rupturas na alma. Perdemos quando permitimos a violência, a insegurança, a mentira, o engano, o desrespeito, o egoísmo e o medo. Perdemos os vínculos quando só pensamos em nós mesmos. Contudo, perder não é o fim! Pois, perder pode revelar a falta do que se teve, e essa sensação pode transformar perdas em ganhos imensuráveis. Ganhar e perder são alicerces necessários para construir uma vida plena.

Boa semana

Your comment