fev 27, 2018 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

Justificativas

“As folhas das árvores servem para nos ensinar a cair sem alardes”.
Manoel de Barros

Precisamos reconhecer que é muito fácil justificar nossas ações ou atitudes que nos mantém em situações limitadoras ou desconfortáveis. Justificativa são explicações que oferecemos para nós mesmos que conseguem silenciar nosso alerta mental de que aquela situação não é mais considerável ou aceitável para nós .

Resistimos a qualquer situação que dependa de nós, somente de nós, para mudar. Justificamos nossas mazelas a partir dos erros dos outros. Justificamos nossos medos diante da vulnerabilidade da existência. Justificamos, justificamos e justificamos. De tanta justificativa, ficamos parados sem qualquer atitude que altere a realidade que nos angustia, nos aprisiona na infelicidade do mal-estar emocional.

Cair sem alarde é reconhecer, assumir, afirmar que o que existe é real. Existe sim, muita atitude má nas decisões que as pessoas fazem, inclusive as que amamos. É claro como um dia de sol que o egoísmo é um cultivo que o ser humano faz diante da realidade que o cerca. É verdade que muitos de nós está num esforço verdadeiro para melhorar sua existência além de sua vida material.

Assumir nossa realidade, seja ela qual for é parar de justificar a vida como se fosse um destino. Adotar a vida é não ter medo de afirmar que algo não está bem, que a relação precisa mudar, que a pessoa precisa se refazer, que nossa comunidade global está doente, que o ser humano se perdeu nele mesmo e precisa encontrar uma forma de viver melhor, mesmo que o melhor seja seguir sem seguidores. Chega de justificativas e vamos para agir de maneira transformadora.

Boa semana!

Your comment