Política
Por Milene Costa

A mente politizada procura o bem comum e não os interesses de apenas um grupo

Os tempos são conturbados e tensos entre nós por aqui no Brasil. Estamos enfrentando uma crise que resiste em ficar. Vivemos períodos em que muitos esperam soluções para problemas antigos. Esperamos que alguns façam o que a maioria de nós não conseguem fazer no seu dia a dia. Nossa crise é política e ética em todos os sentidos e áreas da vida pública e privada.

Falar de política não é buscar o que é certo ou errado. Não é favorecer um grupo ou interesses que excluem os outros. A política nasce quando os seres humanos são desafiados a organizar o espaço público de convivência. O que nos parece é que levamos para o ambiente comum nossas crenças e vivências da vida privada. Por esse motivo, não alcançamos a ética que é buscar o bem comum e, ao mesmo tempo, estabelecer um espaço de convivência harmônico.

Os interesses individuais ou baseados em crenças do que é melhor para determinado grupo, apenas ressaltam nossa mentalidade moralizante e não uma formação politizada e ética. Sim, estamos vivendo uma crise antropológica, na qual o ser humano se limita na forma de pensar a vida para além dele mesmo. Nas redes sociais, as expressões políticas são moralizantes, mas também violentas, pois desejamos mais convencer o outro sobre o que é melhor para nós do que criar um espaço de diálogo com aquele ou aquela representante que pode trabalhar em conjunto para a nossa melhoria como sociedade.

A disputa continua, pois não sabemos ainda o que significa política. A política foi criada para estimular o conhecimento da administração do que é público. Nesse aspecto, todos estão envolvidos no processo. Não é somente escolher um candidato ou candidata da minha preferência. É pensar além disso. É ter a consciência que somos todos responsáveis por aquilo que é nosso. A vida é o bem maior. Por vida entendemos que todo ser humano está incluído, independente de sua condição. Que a consciência do todo seja nossa intenção nesses tempos conturbados.

Boa Semana!