Por Milene Costa

Os mundos que carregamos em nós são desérticos e frutíferos

 

O sentido de mundo é uma totalidade que compõe o que existe. Podemos dizer que astros e planetas, firmamento e universo, as divisões conhecidas da terra em seus hemisférios fazem parte dessa totalidade. Dentro de nós, metaforicamente, carregamos também o nosso mundo. Aquilo que envolve tudo que nos ajeita. As combinações que desenham o que somos, os moldes que formam o que nos constitui como pensamentos, sentimentos e ações. Como anda o seu mundo?

 

Nessa reflexão sobre as observações do nosso mundo, quero destacar alguns elementos fundamentais para nossa saúde interior. Quero começar com o ar que respiramos. Os ambientes que nos acolhem fazem a gente respirar de que forma? Quando nos sentimos sufocados? Que situação nos leva a perder o ar? Um dos sintomas da ansiedade é a dificuldade em respirar. A forma como recebemos o ar ou o deixamos fluir diz muito sobre o nosso mundo. O ar que entra e o ar que sai descreve nossa forma de circulação na vida.

 

A terra, conhecida como firmamento, também tem, na nossa vida interior, uma certa semelhança. O que nos firma? O que nos sustenta? O que nos ampara? Quais são os pilares que nos fortalecem? Além de deixar que o ar circule dentro de nós, é necessário identificar os firmamentos que compõem o nosso interior. A terra é, simbolicamente dentro de nós, a base em que fundamentamos nossos pensamentos, sentimentos e ações. Não conhecer ou identificar o que nos mantém de pé por dentro é estar propício a cair a qualquer momento.

 

E, por fim, a água. Aproximadamente 70% da superfície terrestre é composta de água em estado líquido, sob a forma de mares, lagos e rios. No nosso corpo, a água é responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Além de diversos fatores responsáveis pela água, ela é uma proteção para a estrutura do corpo. Simbolicamente, a água é todo transporte que leva o que entra e o que sai de dentro de nós. O que será absorvido e o que será eliminado ou mesmo expulso dos pensamentos, sentimentos e ações da nossa vida. Ar, terra e água são elementos essenciais para lembrarem dos cuidados que precisamos ter com o nosso mundo interior. Respirar, firmar e circular o que nos mantém saudáveis.

 

Boa semana!