Por Milene Costa

 Nos tempos de solitude é importante encontrar o que nos é valioso

 

Solitude é a palavra poética para o estado de privacidade de alguém. Um momento de isolamento, de reflexão, de interiorização da existência. Não, necessariamente, quer dizer solidão, apesar do instante de solitude nos convidar a estarmos sozinhos. Pode, também, significar um momento em que se é convidado para visitar esse lugar tão valioso que é a intimidade, o esconderijo, o lugar do verdadeiro encontro, a raiz de todos nós, o único lar que não se desfaz, a nossa própria companhia.

 

É comum encontramos pessoas que não suportam a solitude, pois, uma vez que acessamos essa área nobre da nossa vida, percebemos um chamado para transformações que grita dentro de nós. As vozes que nos convidam aos ouvidos atentos aparecem em tempos de encontros individuais. São momentos que jamais deveríamos deixar para depois.

 

Os movimentos que estão além dos nossos vivem nos convidando para as solitudes, como formas de saúde interior e reforma íntima. Atualmente, o coronavírus é o chamado para revisitar a existência e modificar hábitos, costumes, crenças, valores e porque não dizer um tempo para que a solitude seja exercitada por nós. Claro que perdemos muito quando não praticamos o tempo privado para cuidados interiores. Não sei como sairemos de tal situação, mas podemos aprender o que deve ser modificado daqui para frente.

 

O que devemos fazer nos tempos de solitude? Nutrir a vida interior com alimentos saudáveis. Faça leituras que sejam inspirações de aprendizado, selecione as informações, divulgue esperança e mudanças de atitudes, assista filmes e séries que convidam a valorizar a vida e os relacionamentos. Acesse sua sensibilidade e fortaleça-se por dentro para enfrentar o que viveremos por fora depois que tudo isso passar. Existe um tempo para todas as coisas e para cada coisa uma oportunidade de aprendizado. Somos aprendizes e precisamos suar para evoluir. No Instagram da Ser e Pertencer, temos muitas indicações de temas que alimentam nossa alma, vá até lá e coloque a dispensa interior em dia. A benção da solitude chegou até nós!

 

 

Boa semana!