set 3, 2018 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

Aceitação

Aceitar o que não podemos mudar é fazer as pazes com a realidade

Existe um dilema na forma como nos relacionamos com a vida que está associado a dois extremos: as coisas que estão ao nosso alcance e as coisas diante das quais nada podemos fazer. Muitos sabem quais realidades podem ser alteradas a partir de decisões e do bom uso da liberdade. Outros, porém, insistem em tentar mudar o que não depende deles.

Sim, existem muitas questões que não temos controle. As escolhas que o outro faz estão além da nossa vontade e precisamos ter a coragem de encarar essa realidade. Outra forma de perceber que não são todas as situações que dependem de nós é observando os fenômenos naturais, como uma chuva inesperada no caminho do trabalho, por exemplo. Por mais que saibamos disso, vivemos na ilusão de que o controle está em nossas mãos.

Diante desse entendimento é importante refletir sobre aquilo que nós podemos fazer diante de situações que não estão em nosso controle. O desgaste em forçar a mudança que não depende de nós é um cansaço na alma que ninguém deveria se submeter. É preciso exercitar a aceitação e praticar uma posição positiva diante da vida e dessas situações inesperadas. É importante perceber que a realidade é mais forte do que a vontade. Tudo isso passa pela aceitação do nosso lugar no mundo, na vida ou diante de cada situação.

Não confunda a aceitação com conformismo, pois já temos noção do que podemos mudar e sabemos que a verdadeira mudança está em nós mesmos. Também não estamos falando em comodismo ou mesmo em uma postura de relaxamento diante da vida. Estamos falando de aceitação com sabedoria. Pois, aceitar com disposição positiva diante da realidade é encontrar paz em seguir em frente com o melhor resultado que poderia ter existido.

Boa Semana!

Your comment