jul 3, 2018 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

ANSIEDADE

A ansiedade é uma preocupação com aquilo que ainda não aconteceu ou pode não acontecer

Ansiedade é a ânsia antecipada, causada por uma sensação de pressão, que gera desconfortos físicos e psicológicos. Ficamos ansiosos diante de aspectos da vida em que não temos o domínio e o controle da situação. Ao nos encontrarmos em território desconhecido a ansiedade surge. Por isso, é possível entender que ela está relacionada ao sopro da vida, ou à falta desse sopro, que interfere no bom funcionamento da respiração e gera o sentimento de angústia. Esses sentimentos são tratados em diversas civilizações ao longo da história, passando pelos egípcios, gregos, romanos e chegando até os dias atuais.

Pontuar que a ansiedade faz parte da existência humana é entender que vivemos uma realidade na qual, em primeiro lugar, foi necessário resolver as questões básicas da existência física para que a vida pudesse ser abrigada e protegida. Saímos da caverna e construímos casas para que a sensação de proteção amenizasse a pressão do perigo ou dos predadores que nos tiravam o fôlego. Nos adaptamos aos perigos da existência aprendendo a lidar com as variações climáticas e os abrigos necessários.

Atualmente, lidamos com a ansiedade existencial. As emoções, os pensamentos, as incertezas, a impermanência e o desconhecido nos lançam em outros tipos de pressão ou sufocamento. Não sabemos lidar com as inseguranças da vida emocional e psíquica. A dor lúcida dos limites que enfrentamos diante das escolhas daqueles que amamos. O fim das relações que nos eram caras, pois nos entregamos colocando os sentidos da nossa identidade nelas. A impotência frente à finitude quando se descobre uma doença incurável ou quando não somos mais úteis aos lugares ou as pessoas.

Poderíamos enumerar diversos fatores que provocam uma crise respiratória e ameaçam a existência interna do nosso ser. Cuidar e construir adaptação, como fizemos com a parte física, é necessário e urgente para a vida interior. A vida emocional e psíquica também precisa se adaptar. É tempo de cuidar da ansiedade e respirar melhor.

Boa Semana!

Your comment