jul 9, 2018 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

Recomeçar

É importante entender o sentido do recomeço em nossas vidas

Nossa formação foi voltada para uma mentalidade de durabilidade em quase todas as coisas. Acreditamos que as relações, o trabalho e a vida vão seguir o protocolo de durar eternamente. Essa é, de certo modo, uma ilusão que construímos para dar conta da impermanência ou tentar evitá-la.

Mas, com o andar da carruagem, descobrimos que as coisas se deterioram com o tempo. Mesmo aquela geladeira que durou 25 anos, estragou, não tem concerto e nem peça de reposição. Aquele relacionamento de 30 anos chegou ao fim. Os filhos saíram de casa para seguir seus caminhos. A vida, portanto, fecha seus ciclos, encerra suas fases e momentos.

O que fazer então? Alguns se entregam a melancolia e a rejeição desse fim. Outros fingem que não está acontecendo nada. Poucos assumem que é hora de recomeçar e que isso não é sinônimo de rompimento. Começar de novo é entender que é necessário renovar, reavaliar, replanejar nossa existência e as relações.

A natureza nos convida a renovação em todos os aspectos, como nos é demonstrado por meio das estações. Cada uma delas possui a sua beleza e características, assim como cada novo ciclo tem seus encantos. Saber terminar é tão importante quanto saber começar. Tudo que começou um dia vai encerrar, modificar, deixar de existir, terminar no outro dia. É mais saudável conviver com essa verdade do que com a ilusão da durabilidade eterna.

Boa Semana!

Your comment