dez 21, 2019 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

Despedidas e chegadas

Na chegada do novo é importante se despedir do que não existe mais

Por Milene Costa

A vida é regada de despedidas. Amo a finitude que envolve a consciência de despedidas. Nos despedimos do que não foi bom, do que foi bom, daquilo que não se repetirá mais e, ao mesmo tempo, do que fomos e não podemos ser novamente. Saber dar adeus ao que passou é uma forma saudável de abrir espaço para o que chega com muito entusiasmo para viver em nós. Na chegada do novo, é importante despedir com gratidão do que nos ajudou a caminhar até aquele momento.

 

As despedidas são formas de ouvir o convite para retirar-se ou sair daquilo que não existe mais. Engraçado perceber que as situações fazem constantemente esse convite para nós, dizendo que precisamos nos retirar, pois já cumpriu o seu propósito aquele momento, pensamento, relação e etc. Mas, nossa insistência prejudica a abertura para receber o novo que chega junto com as despedidas. Sim, o movimento de chegada está associado às despedidas. É como se pudéssemos visualizar a sutileza de virar o corpo, que estava voltado para trás, para frente, pronto para receber o que vem, pois deixou de olhar para o que fica.

 

As chegadas são assim, oportunistas. Elas estão disponíveis para aquelas pessoas que se movimentaram, desprendendo-se do que não existe mais para receber o que vem, que carece ser conhecido e recebido. Ou seja, as chegadas são regadas de aberturas para que o novo aconteça.

 

A Ser e Pertencer se despede dos tempos vividos nesses sete anos. Foram, aproximadamente, 20 temas diferentes ministrados, muitos filmes comentados, dezenas de atividades voltadas para a reflexão e muitas conversas que transformaram vidas. Passaram pela nossa casa cerca de mil pessoas durante esses anos.

 

Agora, nos abrimos para a expansão da vida com a chegada de novos parceiros, atividades, cursos, conversas regadas a alegria de existir e a busca pela sabedoria de viver. Nos abrimos para as chegadas nos despedindo, com alegria e gratidão, do que fomos, vivemos e recebemos. Partimos para o que existe diante de nós. Vamos viver as chegadas com aberturas que transformam?

 

Boas despedidas e boas chegadas!

 

Your comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.