fev 5, 2020 / by Ser e Pertencer / In Blog / Leave a comment

Planejar a vida

Por Milene Costa

 

Todo planejamento é uma forma de construção do caminho que desejamos trilhar

 

O planejamento é uma forma de comprometimento com a nossa própria história. Algumas pessoas não gostam de planejar devido a impermanência da vida que, muitas vezes, alteram nossos planos. Mas, planejar é uma forma de escolher onde se quer chegar ou como se deseja viver. Eu gosto de dizer que esse processo é uma maneira de não perder o desejo de seguir, mesmo quando as situações alteram nossos caminhos.

Planejar a nossa jornada é uma ação que nos ajuda a dar sentido à existência. Pois a vida do ser humano precisa desse sentido, mesmo diante das contradições, da finitude e da impermanência. Sem ele, caminhamos perdidos, sem rumo. Então, o propósito de existir é questionado e caímos num abismo sem fim, culpando pessoas e situações por não conseguirmos dar sentido à nossa própria vida.

Todo começo de ano é um tempo de pensar sobre o que podemos fazer. Que atitudes, diferentes do que estamos acostumados, podem começar a participar da nossa vida? Como podemos agir para sair do mais do mesmo? Gostamos de admirar quem faz, mas chegou a hora de começarmos a fazer o que acreditamos que pode contribuir para nós mesmos e para o bem-estar dos que estão ao nosso redor. Infelizmente, muitas pessoas criticam quem está fazendo algo que tenha significado na vida. Por não encontrarem um propósito, desmerecem quem encontrou e seguiu seu caminho.

Aproveite este mês de fevereiro para planejar o que você pretende com sua própria vida. O que faz com que ela tenha sentido para você? O que você poderia fazer que seria um desafio para o seu crescimento? O que você pode começar que vai te transformar? De que forma você pode conectar com mais honestidade com você mesmo? Como você pode diminuir a preocupação com os outros e cuidar mais da sua vida? De que maneira você pode aprender mais sobre o mundo, as relações, a vida e desenvolver sua trajetória com mais significado? Planeje para caminhar nas trilhas que fazem sentido para você!

 

 

Boa semana!

Your comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.