Existe um cansaço que vai além do esforço físico, que se aloja na desesperança frente às situações
Cansaço é uma condição da finitude humana. Nos cansamos fisicamente de todo esforço que o nosso corpo pode fazer e que necessita de repouso para recuperar a energia. É possível perceber o cansaço físico, por exemplo, depois de uma jornada de atividades que nos mostram o quanto precisamos dar uma pausa e descansar.
Mas existe um cansaço que não é muito percebido, que atua constantemente nas diversas tentativas em acreditar que as coisas podem mudar, que aquela pessoa pode se transformar, que vamos crescer e melhorar como seres humanos. Esse cansaço é da alma, que espera que a vida mude de caminho e nos traga paz.
O cansaço da alma passa pelo tempo que se espera com esperança. O cansaço da expectativa e dos inúmeros castelos de areia construídos e destruídos por nós e por outros. Não se percebe o tempo que esperamos, mas se sente o cansaço de gastar otimismo e esperança naquilo que não depende de nós.
O que vem pela frente não sabemos. Mas precisamos recuperar nossa energia interior para voltarmos a acreditar que podemos, como seres humanos, evoluir interiormente na busca por melhorias que diminuam o cansaço na alma. É urgente a renovação da energia da alma.
Boa Semana!