Não existem culpados quando escolhemos nossos caminhos
Os caminhos são múltiplos, variados, dinâmicos e cada um de nós precisa percebê-lo para caminhar. A vida é cheia de reações. Reagimos a todo momento diante dos acontecimentos e situações que chegam até nós direta ou indiretamente. A sensação que temos é que mais reagimos do que escolhemos.
Deixando as comparações de lado, todos nós somos convidados a encontrar nossos caminhos. Acredito que não exista um só caminho para percorrermos, a vida é um universo de possibilidades e quem pensa que existe só uma estrada, limita a maneira de ser na vida. A evolução humana passou e passa por diversos caminhos. Não nos cabe julgar qual seria melhor ou pior. Nos cabe avaliar o que nos ajudou no processo de crescimento e amadurecimento como seres humanos.
Quando andamos nos caminhos de outros, perdemos a noção do que podemos ser. A vida nos cobra o alinhamento dos nossos passos no encontro com o nosso caminho. A melhor experiência de realização que alguém pode ter é encontrar seu caminho, sua estrada, sua vida, seu desenvolvimento, seus sentimentos, sua história.
Nascemos no caminho de alguém, de um outro próximo e estranho a nós. Confundimos nosso caminho com quem amamos ou quem nos é importante. Mas nosso caminho de vida e desenvolvimento interior é singular, pessoal e íntimo. A maioria de nós não consegue sobreviver existencialmente se não encontrar seu caminho. Precisamos parar de culpar os outros, pois a melhor reação diante da vida é encontrar o próprio caminho. Encontre seu caminho e se encontre, hoje!
Boa Semana!