A mentira é um engano que, exercitado, se transforma em hábito
A mentira está relacionada a afirmações ou negações falsas que alguém faz consciente ou inconscientemente. É comum a prática da mentira, pois o medo, a vergonha, os constrangimentos e algumas verdades, que revelam nossa condição, são mais fortes que os enganos que contamos para nós e para os outros.
As mentiras nos acompanham desde o momento em que nos estabelecemos no mundo. A noção de que as pessoas que nos formaram eram perfeitas, sabiam de tudo e nos mostraram o caminho, desaba quando vamos viver nossas próprias experiências e descobrimos que a vida vai além das concepções que nos transmitiram. A mentira limita nossa compreensão da realidade, pois, ao definir que o que aprendemos é absoluto, nos deparamos com o desafio da relatividade do que chegou até nós.
Mas, porque diante do conflito entre o que nos foi ensinado e o que vivenciamos, permanecemos, muitos de nós, nas mentiras e enganos que recebemos? A mentira tem um poder ilusório de estabelecer um conforto temporário de conhecimento sobre os fatos. Preferimos a mentira que conhecemos do que a verdade que nos encaminha ao novo.
Existe um movimento de convite a evolução que cada geração recebe. Quando nascemos, somos convocados a ir além daquela geração que nos acolheu. Continuar a jornada de refazer a história e a vida. Nos tempos atuais, somos solicitados a revisar valores, crenças, estilo de vida e melhorar nossas formas relacionais. Continuaremos mentindo para nós mesmos ou vamos encarar a verdade que podemos ir além do que foi entregue em nossas mãos?
Boa semana!