O tempo de espera é necessário para desenvolver em nós a virtude do entendimento
Esperar é uma virtude que nos faz entender o quanto, muitas vezes, não conseguimos controlar o tempo. Ele nos acolhe, nos leva, nos recolhe, nos impulsiona e nos ajuda a compreender o nosso lugar na existência humana. Como implacável, o tempo também nos faz esperar, é como uma forma de medicamento que nos auxilia no entendimento de que as coisas nem sempre acontecem na hora que planejamos.
As esperas são importantes, pois estão sempre condicionadas ao que não nos pertence. A espera pelo crescimento do outro. A espera pela resposta de alguém. A espera pelos mecanismos burocráticos para que algo aconteça. A espera pela data marcada para aquele show, aquela viagem, aquela reunião, aquele produto que vai chegar pelo correio…esperas que nos dizem o quanto a vida não está completamente em nossas mãos.
O que fazer enquanto o tempo da espera é vigente? Para não morrermos de ansiedade, pensando somente naquele momento ou hora em que tudo que esperamos irá acontecer, sugiro atividades que nos desfoquem do tempo de espera. Sim, ocupar-se em desfocar da espera é sensacional. Atividades que nos distraiam enquanto estamos esperando ajudam no entendimento de que o tempo não é nosso. E saber lidar com o tempo de espera é uma atividade criativa e inovadora.
O movimento é fundamental para nos desfocar da espera que parece ser interminável. Contudo, aprendemos muitas coisas durante a espera por algo ou alguém. Compreendemos que a vida tem seu próprio tempo. Que nessa dinâmica de existir, encontramos muitos movimentos que nos desobrigam da ansiedade, angústia ou da pressa. Esperas produzem virtudes que melhoram nossa qualidade de vida.
Boa semana!