É importante continuar caminhando, mesmo sem saber a direção em alguns momentos
O ato de caminhar é tão importante para a saúde do corpo quanto é para o bem-estar da alma. Uma vez ouvi de um determinado profissional que o ato de caminhar gera uma noção de que estamos indo para algum lugar e saindo de qualquer condição que não nos cabe mais. A caminhada é uma jornada que nos movimenta mesmo que, aparentemente, nada esteja em movimento fora de nós.
Caminhar é acreditar que estamos partindo de alguma situação que nos exige saída. Alguns caminham como forma de exercitar somente o corpo. Outros andam como uma forma de salvação da própria condição. O importante é entender que andar é um movimento de marcha constante enquanto temos um tempo para ser vivido.
Não é a finalidade do andar que determina nossa vontade de praticá-lo, mas a função metafórica de caminhar que nos faz entender que, por mais que alguns momentos nos impedem de seguir, podemos continuar por dentro com aquilo que nos dignifica. A esperança, a coragem, o ânimo e a fé são forças vitais que nos levantam e dizem: andem, caminhem e continuem. Pois, por mais que não possamos enxergar o agora como disposição para caminhar, podemos caminhar por dentro para encontrar novos olhares por fora.
É um simples caminhar que possibilita novos olhares, novos pensamentos, novas disposições e um novo ânimo diante das questões diárias da vida. Sem forças? Sem ânimo? Sem coragem? Sem esperança? Caminhe, ande, marche, pise, peregrine, continue.
Boa semana!