A superação está na disposição interior em seguir diante dos fatos e acontecimentos

Superar algo é ultrapassar situações desagradáveis. A vida é uma dinâmica que nos convida a aprender a superar a dualidade entre o que é agradável e desagradável. Depois de um tempo de amadurecimento, entendemos que o binômio bom ou ruim, certo ou errado, agradável e desagradável são limitantes, pois a vida nos convoca a compreender como cada situação é uma forma de exercitar os avanços interiores.

Superação é uma travessia que toda situação nos oferece como presente. A consciência de que é possível remover os obstáculos, retirar aquilo que nos impede de amadurecer e resolver o que aparece como problema é uma forma de superação. Muitos de nós, diante de dificuldades, prefere fingir que elas não existem, negam ou anestesiam o que nos solicita superação.

Não nos conhecemos o suficiente para entender o que é necessário para nossa superação. A ausência de uma autoleitura também cria a ilusão de que não estamos prontos ou não sabemos fazer algo de maneira absoluta. A consciência de superação é exatamente o enfrentamento do que falta em nós e que precisa ser preenchido com algo que nos leva além.

Todos podemos nos superar. Podemos ultrapassar as dificuldades e descobrir novos caminhos. Todos somos capazes de ir atrás do que podemos ser. As travessias são interiores. Transpor nossos próprios limites é encontrar os caminhos que nos levam aos lugares que precisamos superar. É tempo de ir além.

 

Boa semana!