Por Milene Costa

Fazer mudanças é uma atitude a favor da vida

 

Dizem que quem gosta da vida como ela é, está em comunhão com o bem viver. Mas, como a vida é? Quando pensamos na vida, estamos nos referindo ao que nos escapa, ao que não depende de nós, ao que mostra nossa condição e ao que revela nossa situação. Vamos refletir um pouco sobre condição e situação, e dessa forma, preparar um pouco nossa vida para viver o processo momentâneo de existir.

Condição é aquilo que se apresenta independente do nosso desejo, vontade ou modificação. Por exemplo, nossa condição de finitude, impermanência e contradição. A mortalidade faz parte da renovação da vida e sua condição é renovar-se constantemente. A impermanência é estado constante de vida. Nada permanece e essa condição é nítida.
A contradição é a nossa condição de realidade, não somos perfeitos embora busquemos a perfeição, não somos imortais, mas, vivemos ignorando essa realidade. Sabemos o caminho e apagamos a luz para termos a justificativa de que não conhecíamos o trajeto.

A situação é tudo aquilo que se apresenta dentro e fora dos limites acessíveis e possíveis. A nossa interdependência é uma situação de existência. Tudo nos afeta direta ou indiretamente. Seja o que for, movimenta por meio das nossas vidas e isto pode chegar até nós de várias formas: branda, média ou forte. Nossa conexão com tudo e com todos é tão significativa que se nos permitimos perceber, pensaríamos melhor sobre como vivemos nossa vida. A situação é que não importa o tanto que você tenta garantir segurança, proteção e sobrevivência. Qualquer movimento altera a situação que você se encontra.

A condição e a situação são compreensões que provocam um giro significativo em nossas vidas, se aprendermos a viver com eles, por eles e na presença deles. A condição de existir é renovação e a situação de viver é adequação. Tanto renovação quanto adequação são movimentos que provocam mudanças na maneira de ver a vida. E nada
mais urgente que modificar a maneira de ver tudo, inclusive você mesmo.

Boas festas, com renovação e adequação para 2023.