Todos somos influenciados uns pelo outros, mas que tipo de influência te faz ser uma pessoa melhor?

Várias nomenclaturas já foram utilizadas para referenciar as pessoas que são influenciadoras. Mestres, mentores, referências e tantas outras. Na atualidade, um termo muito recorrente é influenciadores digitais, que se refere aos sujeitos que são destaque na internet. Por influência, compreende-se todo aquele que exerce uma força impulsionadora dos pensamentos, sentimentos e ações que não teríamos sem aquele estímulo.

A nossa formação e educação sempre esteve em mãos daqueles que estavam à nossa frente, na vida e na história. Por meio dos familiares, por exemplo, aprendemos sobre o que é a vida em todos os sentidos e, muitas vezes, não era necessário palavras para essa transmissão de conhecimentos. Era só observar o que faziam, falavam, pensavam e como reagiam diante de nós.

Difícil questionar quem nos diz que sabe mais que nós. Resistente quem aprende que existem outros saberes além daqueles que nos chegaram. Alguém um dia disse: “se não fosse a influência da internet em me proporcionar acesso a informação, eu estaria vivendo como meus pais”. Influenciadores são aqueles que continuam formando nossa vida que se mostra tão relativa a cada instante.

O conhecimento hoje não é formado por uma única fonte. O saber é múltiplo e os influenciadores estão aí…para o bem ou para o mal. Pois, o que deixamos como lacuna nos diversos saberes foi a formação crítica para discernir e avaliar o que cultiva a vida em seus melhoramentos ou o que destrói a vida em sua plenitude. A influência não cria discernimento. A formação capacita a mente para discernir em que pé estamos realmente evoluindo como seres humanos.

 

Boa semana!