A vida nos convida a agir, a entrar em movimento e a fazer algo que cabe a nós
Por proatividade entende-se todo movimento do homem em prol de algo inicial que caiba a ele realizar. Iniciativa também é sinônimo desse processo. Tomar atitude para realizar o que está diante de nós é extremamente necessário para o desenvolvimento da consciência e para a construção da própria história.
Cabe a nós entender que o contrário de proatividade é a passividade em relação a vida. É esperar que alguém faça o que está ao nosso alcance. Infelizmente, parece que a nossa sociedade está mais passiva do que ativa, proativa. Alguns chegam a dizer que proatividade é agir antes que alguém diga o que fazer. Ou mesmo, ser coagido a agir em prol ou por meio do outro.
Muitos só fazem o que precisa ser feito, se alguém mandar ou se estiver sendo vigiado. Sim, existem aqueles que executam somente se a aparência estiver correndo risco de ser perdida ou maculada. Agir por condicionamentos não é proatividade. É uma maneira ilusória de se convencer que é ativo. Proatividade nasce dentro do sujeito que consegue construir a consciência de bem estar pessoal.
Desse modo, não precisamos de alguém para nos dizer que o espaço necessita de limpeza, por exemplo, se cabe a nós a consciência de perceber e também de agir. Não necessitamos do sofrimento para saber que poderíamos ter feito algo pelo relacionamento, mas ficamos na espera que o outro faça, por exemplo. Fomos presenteados com vários atributos que favorecem a proatividade, como a percepção e a consciência, porém temos que estar mais dispostos a exercitá-la. Não espere que o outro faça ou diga o que fazer. Seja você o primeiro a executar aquilo que espera do outro.
Boa Semana!