Por Milene Costa
Todo recomeço envolve esperança e disposição
Todos os dias somos convidados e convidadas a fazer diferença nas nossas próprias vidas. Alguns ignoram esse chamado, outros recusam e poucos se abrem para fazer o melhor e desfrutar daquele momento, sentindo a vivência do que está em movimentação e transformação. Assim, percebemos que não importa a jornada e sim o que conseguimos ver sobre os recomeços. A vida contempla recomeços, reinícios e retornos para avançar.
Recomeço é um movimento que não nos leva ao zero e sim nos conduz a continuidades em perspectivas diferenciadas. Como se nossas bagagens precisassem de reciclagem constantemente. Uma forma de limpeza retirando o que não cabe mais e, ao mesmo tempo, nos levando para novos passos. Assim um recomeço é uma forma de aprimoramento, de lapidação, uma maneira de nos aperfeiçoar para continuar.
Recomeçar é manter a gratidão ativa, olhando na direção do que nos mantém como fonte de vigor e esperança. Saber para onde olhar é um exercício diário que ativa nossa disposição e combate os desânimos dos desamparos. Todo recomeço pode ser mais leve se soubermos para onde devemos olhar quando precisamos caminhar em outras direções. A vida muda os rumos dos nossos planos e sonhos. Recomeçar envolve reelaborar sonhos e resgatar esperança.
Como vamos recomeçar? Agradecendo por todos aqueles que ficaram conosco de mãos dadas até a última hora? Pegando nas mãos daqueles que surgiram pelo caminho e recomeçaram conosco? Não existe vida sem amor solidário e o amor é uma consciência de pertença em ser. Obrigada a todos e todas que nos apoiam nos recomeços da vida.