Qual é o sentido do que se é?
O outono é uma época em que as folhas caem com facilidade e param de produzir clorofila, se tornando amareladas, alaranjadas ou amarronzadas. Esse é um processo de preparação da Natureza para a passagem de uma estação para a outra. Uma preparação necessária para um novo tempo. As estações são muito parecidas com os tempos da alma, há sempre uma preparação para novos períodos.
Encontrar sentido no que acontece é uma forma de dar significado a existência. O sentido é uma maneira de colocar algo em um horizonte de explicações e possibilidades para seguir mediante a passagem do tempo, como a renovação das folhas que necessitam cair antes de chegar ao florescimento. A renovação é uma forma de sentido que encontramos nos acontecimentos.
As ideias de conforto e imutabilidade geralmente causam um mal a nós mesmos. A vida é dinâmica, impermanente, e carece de renovação para que possamos compreender o quanto podemos contribuir com as mudanças que compõem as potencialidades e transformam o ser humano. Nós não saberemos o que podemos ser enquanto estivermos estagnados no que acreditamos que somos.
Os tempos, em um sentido mais amplo, exploram a vida que existe em nós para florescerem em possibilidades infinitas. Todo renovar leva consigo folhas que caem em tons amarelados. Ele provoca em nós uma beleza que precisa ser aconchegada em nosso interior. Assim, é preciso estar aberto quando chegar o tempo de renovar nossa interioridade para podermos descobrir o que ainda temos a oferecer ao mundo diante do nosso processo de revitalizar o ser.
Boa semana!