Quando saímos das sombras dos outros, florescemos
Acredito que a vida nos ensina o tempo inteiro, é só ter a disposição para observar e abertura para adquirir conhecimentos. Eu, por exemplo, adoro observar a natureza e aprender com ela. Nela, acontecem vários processos, em ritmo natural, que nos dizem muito sobre a nossa vida e nos ajudam a encontrar o nosso percurso, para além das sombras do outro.
Observei certa vez um jardim em que existiam duas árvores. Uma delas, que vou nomear como “Proteção”, era alta, tinha muitos galhos, folhas, tronco muito grosso e raízes profundas. Devido a todas essas características, ela fazia sombra em uma extensa área. A segunda, que estava próxima da “Proteção”, vou chamá-la de “Vida”. Ela era coberta pela imensidão dos galhos e folhas da primeira árvore, por isso eu quase não percebi sua existência. Certo dia, descobriram que a “Proteção” estava oca por dentro, o que fez chegar ao seu fim existencial.
Era necessário cortá-la, pois sua queda poderia fazer grandes estragos futuramente. E assim, a “Proteção”, que dava sombra para tudo que estava debaixo dela, foi cortada. Galhos, folhas e tronco, tudo deixou de existir. Então, o sol, o vento, a chuva, o ar foi sentido diretamente pela segunda árvore. A “Vida” poderia florescer saindo da sombra. Com o tempo, ela que estava curvada, se ergueu, os galhos que estavam sem flores floresceram e hoje, ela é vista e admirada, pois precisou sair da sombra para sentir e experimentar a força de viver.
Assim, somos nós. Vivemos sempre debaixo de sombras que não nos ajudam a florescer. É necessário sair da sombra do outro para experimentar a vida e descobrir o quanto de beleza podemos manifestar quando recebemos diretamente o que é verdadeiro. A sombra é toda vida indireta recebida por outro que dita os tempos e a formas que devemos receber o que é bom. Sair da sombra é caminhar com as próprias pernas, crescer, desenvolver e descobrir que, para florir, é necessário deixar a sombra para receber a vida. Florescer é deixar a sombra.
Boa Semana!